Cachoeira Paulista

1º Concurso Gastronômico de Cachoeira Paulista traz comida tropeira como inspiração e homenageia Ocílio Ferraz

A Prefeitura Municipal com apoio da Faculdade Serra Dourada está promovendo o 1º Concurso Gastronômico de Cachoeira Paulista por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Nessa primeira edição, o Concurso ocorrerá de maneira presencial nos estabelecimentos nos dias 18 e 19 de setembro. O evento visa resgatar a história da tradicional culinária tropeira na região, além de homenagear o pesquisador do tropeirismo referência no Brasil, Ocílio José Ferraz.

“Além de amigo, Ocílio viveu em Cachoeira Paulista, foi sociólogo, escritor, pesquisador, defensor e conhecedor do tropeirismo Valeparaibano Paulista. É membro vitalício da ACLA (Academia Cachoeirense de Letras e Artes) e da Academia Brasileira de Gastronomia, então, nada mais do que uma justa homenagem”, disse o prefeito, Antonio Carlos Mineiro.

O Concurso traz como referência desenvolver as receitas do livro “São Paulo Caminhos da Colonização Viagens de Tropeiros Entre Serras”, que apresenta diversas receitas como: Carne à Moda da Bocaina, Afogado, Arroz com Urucum, Farofa de Bananas, Frango à Moda da Revolução e Moreiras, Vaca Atolada, Quirerinha com Frango Caipira e Bolinho Caipira.

“A nossa culinária com identidade tem potencial de alavancar e fortalecer a cidade podendo ser mais uma atração turística, por isso, convido a todos os estabelecimentos de alimentação fora do lar para participar, inovar e criar receitas”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Ambrosio Nogueira de Sá.

Os interessados em participar devem inscrever suas receitas até o dia 31 de agosto pelo email [email protected] ou pelo telefone 31013358.

Para avaliação dos pratos, um corpo de jurados técnicos composto por professor e alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Serra Dourada de Lorena farão o julgamento.

Os pratos elaborados para o Festival deverão estar disponíveis para a população consumir no final de semana do evento. As receitas vencedoras serão certificadas, além de ganharem também uma ampla divulgação nas redes da Prefeitura e reportagem exclusiva da TV Cidade e TV Aventura.

EnglishPortugueseSpanish
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support