1º Concurso Gastronômico de Cachoeira Paulista traz comida tropeira como inspiração e homenageia Ocílio Ferraz

A Prefeitura Municipal com apoio da Faculdade Serra Dourada está promovendo o 1º Concurso Gastronômico de Cachoeira Paulista por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Nessa primeira edição, o Concurso ocorrerá de maneira presencial nos estabelecimentos nos dias 18 e 19 de setembro. O evento visa resgatar a história da tradicional culinária tropeira na região, além de homenagear o pesquisador do tropeirismo referência no Brasil, Ocílio José Ferraz.

“Além de amigo, Ocílio viveu em Cachoeira Paulista, foi sociólogo, escritor, pesquisador, defensor e conhecedor do tropeirismo Valeparaibano Paulista. É membro vitalício da ACLA (Academia Cachoeirense de Letras e Artes) e da Academia Brasileira de Gastronomia, então, nada mais do que uma justa homenagem”, disse o prefeito, Antonio Carlos Mineiro.

O Concurso traz como referência desenvolver as receitas do livro “São Paulo Caminhos da Colonização Viagens de Tropeiros Entre Serras”, que apresenta diversas receitas como: Carne à Moda da Bocaina, Afogado, Arroz com Urucum, Farofa de Bananas, Frango à Moda da Revolução e Moreiras, Vaca Atolada, Quirerinha com Frango Caipira e Bolinho Caipira.

“A nossa culinária com identidade tem potencial de alavancar e fortalecer a cidade podendo ser mais uma atração turística, por isso, convido a todos os estabelecimentos de alimentação fora do lar para participar, inovar e criar receitas”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Ambrosio Nogueira de Sá.

Os interessados em participar devem inscrever suas receitas até o dia 31 de agosto pelo email [email protected] ou pelo telefone 31013358.

Para avaliação dos pratos, um corpo de jurados técnicos composto por professor e alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Serra Dourada de Lorena farão o julgamento.

Os pratos elaborados para o Festival deverão estar disponíveis para a população consumir no final de semana do evento. As receitas vencedoras serão certificadas, além de ganharem também uma ampla divulgação nas redes da Prefeitura e reportagem exclusiva da TV Cidade e TV Aventura.