CACHOEIRA PAULISTA REGULAMENTA FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO

Fumtur é mais uma importante ação para fortalecer o desenvolvimento do setor na cidade

O prefeito de Cachoeira Paulista, Antonio Carlos Mineiro, regulamentou nessa terça-feira (27), o Decreto 93 que cria no município, o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Atualmente, Cachoeira Paulista é classificada pelo Governo do Estado de São Paulo como Município de Interesse Turístico (MIT). A cidade atraí cerca de dois milhões de peregrinos anualmente, principalmente devido ao Santuário Pai das Misericórdia (Canção Nova) e o Santuário de Santa Cabeça.

“Após 24 anos da criação da Lei estamos regulamentando o Fumtur para fortalecer nossa maior indústria que é hoje o turismo em Cachoeira Paulista. Estamos aperfeiçoando cada vez mais nossa legislação buscando o desenvolvimento sustentável e atração de mais investimentos do setor em nosso município”, explica o prefeito, Mineiro.

Com o Fumtur, o turismo do município terá mais autonomia administrativa para atuar no desenvolvimento da infraestrutura local, além de outros atrativos como o turismo rural, ecológico, de aventura, histórico, entre outros.

O Decreto estabelece ainda as fontes de receitas como a exploração comercial de eventos, transferência direta da administração, alugueis de espaço público e doações.

A administração do Fundo, após abertura de conta específica, ficará a cargo do secretário de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria da Fazenda e dois membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

“Temos muitas necessidades estruturais para receber melhor nossos visitantes, com essa autonomia teremos mais agilidade na

execução de programas e projetos específicos, além de poder aplicar também na capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Ambrosio Nogueira de Sá.

O Fumtur foi criado no ano de 1997 e desde então aguardava ser regulamentado. A atuação dos membros no Conselho Gestor do Fumtur será exercida gratuitamente e considerado serviço público relevante.

Participaram também da reunião, o secretário de Finanças, Thales Satim, a presidente do Comutr, Michele Netto, além dos diretores do Comtur, Katia Pontes, Carlos Lima e o diretor da Secretaria de Cultura e Turismo, Alexandre Netto.