Cachoeira Paulista

CACHOEIRA PAULISTA REGULAMENTA FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO

Fumtur é mais uma importante ação para fortalecer o desenvolvimento do setor na cidade

O prefeito de Cachoeira Paulista, Antonio Carlos Mineiro, regulamentou nessa terça-feira (27), o Decreto 93 que cria no município, o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Atualmente, Cachoeira Paulista é classificada pelo Governo do Estado de São Paulo como Município de Interesse Turístico (MIT). A cidade atraí cerca de dois milhões de peregrinos anualmente, principalmente devido ao Santuário Pai das Misericórdia (Canção Nova) e o Santuário de Santa Cabeça.

“Após 24 anos da criação da Lei estamos regulamentando o Fumtur para fortalecer nossa maior indústria que é hoje o turismo em Cachoeira Paulista. Estamos aperfeiçoando cada vez mais nossa legislação buscando o desenvolvimento sustentável e atração de mais investimentos do setor em nosso município”, explica o prefeito, Mineiro.

Com o Fumtur, o turismo do município terá mais autonomia administrativa para atuar no desenvolvimento da infraestrutura local, além de outros atrativos como o turismo rural, ecológico, de aventura, histórico, entre outros.

O Decreto estabelece ainda as fontes de receitas como a exploração comercial de eventos, transferência direta da administração, alugueis de espaço público e doações.

A administração do Fundo, após abertura de conta específica, ficará a cargo do secretário de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria da Fazenda e dois membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

“Temos muitas necessidades estruturais para receber melhor nossos visitantes, com essa autonomia teremos mais agilidade na

execução de programas e projetos específicos, além de poder aplicar também na capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Ambrosio Nogueira de Sá.

O Fumtur foi criado no ano de 1997 e desde então aguardava ser regulamentado. A atuação dos membros no Conselho Gestor do Fumtur será exercida gratuitamente e considerado serviço público relevante.

Participaram também da reunião, o secretário de Finanças, Thales Satim, a presidente do Comutr, Michele Netto, além dos diretores do Comtur, Katia Pontes, Carlos Lima e o diretor da Secretaria de Cultura e Turismo, Alexandre Netto.

EnglishPortugueseSpanish
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support