Cachoeira Paulista

DIA NACIONAL DO PATRIOMONIO CULTURAL É COMEMORADO NESTA TERÇA, 17

Nessa terça-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio Cultural, às 10h temos um encontro na Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista.
Símbolo do período áureo do café no Brasil, a Estação com seus 275 metros de comprimento, figura entre as maiores estações do país.
O projeto arquitetônico foi concretizado pelo engenheiro Newton Bennaton e sua inauguração se deu em 7 de julho de 1877, com a chegada de duas composições de trens, uma com os políticos vindo de São Paulo e a outra do Rio de Janeiro, trazendo a Família Imperial da Corte com a presença da princesa Isabel, seu marido o Conde D’Eu e toda comitiva real para os festejos programados.
A Estação é considerada uma das mais representativas edificações ferroviárias da história do país e desde 1982, o prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).Com a conclusão da obra interligando os dois maiores centros do país, foi batizada de Estrada de Ferro D. Pedro ll, e posteriormente denominada “Estrada de Ferro Central do Brasil”. Porém, um detalhe muito importante na obra gerou um impasse, as dimensões da bitola adotada entre os trechos não se conectavam. A diferença fez da cidade um grande centro de movimento, pois os passageiros com seus pertences, bem como as mercadorias, eram obrigados a fazer baldeação para seguir a viagem de trem. O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes, e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.

EnglishPortugueseSpanish
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support