DIA NACIONAL DO PATRIOMONIO CULTURAL É COMEMORADO NESTA TERÇA, 17

Nessa terça-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio Cultural, às 10h temos um encontro na Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista.
Símbolo do período áureo do café no Brasil, a Estação com seus 275 metros de comprimento, figura entre as maiores estações do país.
O projeto arquitetônico foi concretizado pelo engenheiro Newton Bennaton e sua inauguração se deu em 7 de julho de 1877, com a chegada de duas composições de trens, uma com os políticos vindo de São Paulo e a outra do Rio de Janeiro, trazendo a Família Imperial da Corte com a presença da princesa Isabel, seu marido o Conde D’Eu e toda comitiva real para os festejos programados.
A Estação é considerada uma das mais representativas edificações ferroviárias da história do país e desde 1982, o prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).Com a conclusão da obra interligando os dois maiores centros do país, foi batizada de Estrada de Ferro D. Pedro ll, e posteriormente denominada “Estrada de Ferro Central do Brasil”. Porém, um detalhe muito importante na obra gerou um impasse, as dimensões da bitola adotada entre os trechos não se conectavam. A diferença fez da cidade um grande centro de movimento, pois os passageiros com seus pertences, bem como as mercadorias, eram obrigados a fazer baldeação para seguir a viagem de trem. O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes, e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.

EnglishPortugueseSpanish