Cachoeira Paulista

SETEMBRO AMARELO

“O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.”

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

O Centro de Atenção Psicossocial de Cachoeira Paulista – SP, com sede na Rua Luiz Hummel, nº 70, bairro Alto da Boa Vista, nesta comarca, instituição de saúde mental do sistema único de saúde que oferece tratamento às pessoas portadoras de algum tipo de transtorno mental graves e persistentes, que conta com uma equipe multidisciplinar medico psiquiatra, enfermeira, técnica de enfermagem ,  psicóloga, assistente social , educador físico e nutricionista.

EnglishPortugueseSpanish
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support