Prefeitura de Cachoeira Paulista e Sebrae debatem o presente e o futuro do turismo em workshop

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira Paulista em parceria com o Sebrae de São Paulo realizaram nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), o Workshop de Construção Coletiva para Ações de Desenvolvimento do Turismo no Município. O programa Sebrae Turismo contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade cachoeirense incluindo o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Canção Nova e Associação Comercial.

Com o objetivo de levantar os problemas, construir cenários e definir um plano de ação, a reunião de 16 horas de trabalho elencou entre outros, os pontos fortes e fracos do município para o desenvolvimento sustentável do setor na cidade.

“Somos uma cidade única e unida na fé. Precisamos nos preparar para oferecer uma experiência acolhedora e inesquecível aos peregrinos que visitam nossa cidade. Estamos em um novo tempo, onde a união, a participação e o consenso farão parte desse desenvolvimento”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Ambrosio Nogueira de Sá.

O workshop foi o primeiro trabalho da parceria com o Sebrae, que contempla ainda outros três programas voltados ao fortalecimento do trade turístico de Cachoeira Paulista.

Os trabalhos foram conduzidos pela especialista em turismo, Camila Seixas, e contou com a supervisão do coordenador da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Leal.

“Uma governança integrada e participativa é fundamental para debater e evoluir o turismo na cidade e região, aonde as relações interpessoais e os interesses coletivos estão acima de todos”, comenta Leal.

Além de Cachoeira, outras cidades da região também devem receber o mesmo workshop do programa Sebrae Turismo.

EnglishPortugueseSpanish