A OFICINA PURIS – VALE DO PARAÍBA ACONTECEU EM CACHOEIRA PAULISTA

Aconteceu dia 25/08, no Centro Cultural, o tão esperado PURIS. O evento foi trazido para a cidade a convite do diretor de meio ambiente, Willinilton Portugal.

O projeto de “Elaboração do banco de dados e sistema de informação socioeconômico e ambiental de áreas isoladas e rurais para implantação de saneamento básico1”, constitui etapa inicial do Programa de Universalização Rural e Integração do Saneamento – PURIS nos municípios do Vale do Paraíba – VP.

O PURIS tem por missão desenvolver ações para a superação dos entraves tecnológicos, políticos, gerenciais e financeiros que têm dificultado o acesso ao saneamento pelas comunidades rurais do Vale do Paraíba.

O programa nasce da compreensão de que os serviços de saneamento são indissociáveis à promoção da qualidade de vida da população e à proteção dos ambientes naturais.

Dentro do PURIS/VP, em consonância ao Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), inicia-se o projeto acima mencionado que tem como objetivo a consolidação de um banco de dados e um sistema de informações consistente por meio de oficinas participativas e diagnósticas referentes ao saneamento básico rural e de comunidades isoladas no Vale do Paraíba, com vista a caracterizar as formas de abastecimento de água e descarte de esgoto, resíduos sólidos e drenagem nessas comunidades, além de informações complementares relacionadas ao meio rural, que irá subsidiar investimentos e políticas públicas.

Estão previstas ações para o levantamento de dados sobre a situação e realidade do saneamento rural, como:

• Traçar o panorama do saneamento rural, com base nos dados secundários consolidados;

• Geoespacializar potencialidades e vulnerabilidades nas áreas rurais e isoladas;

• Promover as oficinas participativas e diagnósticas nos municípios abrangentes;

• Validar por meio de visitas técnicas (in loco) as informações e o diagnóstico das oficinas;

• Construir indicadores: sanitários, epidemiológicos, ambientais, socioeconômicos relacionados ao saneamento básico rural e de comunidades isoladas dos municípios do Vale do Paraíba;

• Elaborar um relatório conclusivo com peças técnicas: descritivos, infográficos, tabelas, mapas temáticos, planilhas e relatórios fotográficos.

O sucesso deste projeto depende fundamentalmente da participação da comunidade para garantir a adequada execução das ações previstas. E as parcerias institucionais ligadas a temática – saneamento, são o principal meio para se atingir os objetivos. Todas as atividades inerentes ao projeto serão abertas e destinadas aos produtores rurais e instituições públicas e privadas (prefeituras, órgãos estaduais e federais, sindicatos, associações, universidades e demais interessados no tema) e estão sendo desempenhadas por uma equipe técnica multidisciplinar.

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura de Cachoeira Paulista

NOVO TEMPO, NOVA HISTÓRIA!