FAMILIARES DO PADRE JUCA VISITAM CAPELA DA SANTA CASA

Na manhã desta segunda-feira (26) familiares do Padre Juca estiveram visitando a Capela da Santa Casa, na ocasião seu sobrinho neto Padre Paulo celebrou uma missa.

Padre Juca (JOSÉ FRANCISCO VON ATZINGEN) nascido em 19 de agosto de 1895 em Pirassununga SP e faleceu em 20 de dezembro de 1957 em Cachoeira Paulista.

Ordenado padre, teve durante sua estada entre nós a missão de ser Capelão da Santa Casa de Misericórdia onde, consumia seus dias assistindo espiritualmente os enfermos e os velhos pobres internados na caritiva instituição de beneficências.

Afora os cuidados com os enfermos e velhinhos da Santa Casa de Misericórdia, o extinto alargava a ação do seu ministério sacerdotal, dando assistência religiosa aos moradores da Vila Carmem em cuja igrejinha celebrava missa aos domingos como coadjutor.

O bondoso sacerdote, para todo poder dedicar-se a sua obra de assistência aos doentes, tinha sua moradia no próprio prédio da Santa Casa, um pequeno apartamento de dois cômodos, lugar de predileção, tanto assim que, no pórtico, bem à vista, mandara escrever essa significativa legenda “Meu Ceuzinho”.

Padre Juca era um cidadão de muitos bens. Ele possuía casa em Lorena, vários terrenos e dinheiro no banco. Mas era desprendido de tudo isso, a humildade tomava conta de sua pessoa. Padre Juca deixou um testamento doando todos os seus bens para a Diocese de Lorena, Entidades de São Vicente de Paula, Santa Casa de Misericórdia e outros. No seu testamento ele pediu que todas as entidades beneficiadas após sua morte mandassem celebrar uma missa em 3º, 7º, 30º dia e depois uma vez por ano. Solicitou também que colocassem a roupa mais simples que possuía para ser sepultado, que o caixão fosse de terceira ou quarta categoria e que conduzido por pessoas idosas doentes e pobres. As suas roupas e livros eram para ser doados aos seminaristas.

Na noite de 20 de dezembro de 1957 o sacerdote de preclaras virtudes, naquela sua quase senectude (66 anos de idade) prostou sem vida, com cerca de 15 punhaladas aplicadas sem comiseração pelo perverso senhor Antonio Maria Mazak. Latrocínio requintado, bárbaro e sanhoso.

No dia 4 de março de 1972, com início às 09:00 horas realizou-se a inauguração do prédio da escola na Vila Carmem trazendo como nome uma homenagem a Padre Juca.

Fonte Joaquim Cardoso

EnglishPortugueseSpanish